Malé


Aspetos Geográficos
Capital das Maldivas, Malé situa-se na ilha do mesmo nome, pertencente ao atol de Kaafu, no oceano Índico. A área da cidade é praticamente coincidente com a da ilha. Possui cerca de 63 000 habitantes (2005).

História e Monumentos Malé foi fundada por comerciantes portugueses no século XVI. No século seguinte, foi colonizada pelos holandeses, e a partir de 1887 passou a ser colónia britânica. Em 1965, o país obteve a independência da Grã-Bretanha, e a partir de 1968 o sultanato foi substituído pelo sistema republicano. Malé foi flagelada por um tsunami que afetou a costa ocidental da ilha de Sumatra em dezembro de 2004. Esta catástrofe originou a inundação da maior parte da cidade e estragos consideráveis.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Malé foi durante séculos a única área urbana das Maldivas. Devido ao incremento populacional mais ou menos recente, houve necessidade de expandir artificialmente o território para satisfazer essa necessidade. Como resultado disso, cerca de uma terça parte da superfície da ilha foi ganha ao oceano Índico. O turismo tem vindo a adquirir uma importância crescente e o aeroporto internacional de Malé, situado na ilha de Hulule, foi ampliado para poder receber aviões de maior porte. Porém, embora existam hotéis e pensões na cidade, a maioria dos visitantes das Maldivas desloca-se para uma das muitas ilhas turísticas do país. A sua baixa altitude, associada ao aumento contínuo do nível médio das águas do mar, começa a ameaçar a sua própria existência. O nome da cidade significa "grande casa".


Economia
Malé é um centro administrativo e de comércio de onde são exportados essencialmente peixe (sarda e atum), copra e produtos derivados do coco. O seu porto é o coração de todas as atividades comerciais do país. As agências governamentais aí situadas são também responsáveis pelo dinamismo económico, assim como o turismo (de importância crescente na economia da cidade e do país). A construção naval e outras pequenas indústrias têm tido também um crescimento assinalável.
Como referenciar: Malé in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 16:25:03]. Disponível na Internet: