Manágua


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da Nicarágua, Manágua está situada no Centro do país, na margem sudoeste do lago com o mesmo nome. Possui no seu interior quatro pequenos lagos e lagoas. O seu clima é tropical, a topografia irregular e os solos são férteis graças à abundância de chuva e de cursos de água. A sua população é de aproximadamente 1 380 000 habitantes (2006).

História e Monumentos A cidade foi fundada em 1819 com o nome de Leal Villa de Santiago de Managua, no local habitado muitos séculos antes pelos indígenas nahuatl. A partir de 1824, com a emancipação de muitos estados centro-americanos em relação a Espanha, começou a ser pensada para capital do país, para o que contribuía a sua localização privilegiada entre as cidades de León e Granada, aspirantes a este estatuto. Em 1857, Manágua tornou-se mesmo capital e iniciou um período de grande desenvolvimento urbanístico e económico. Apesar de seriamente afetada por grandes cheias (1876 e 1885) e terramotos (1931), conseguiu tornar-se uma das mais desenvolvidas cidades da América Central. O grande terramoto de 1972, porém, deixou marcas muito mais sérias na cidade que nunca se reconstruiu por inteiro, em especial no seu centro. Entre os principais monumentos da cidade, destaca-se o Palácio Nacional (construído em 1935, albergou o governo e depois passou a ser arquivo, biblioteca e museu) e a Catedral de Manágua, que veio substituir a velha catedral semidestruída no sismo de 1972.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
O poeta nicaraguano Ruben Dário dá nome a um monumento e ao teatro mais importante do país, onde muitos artistas nacionais e estrangeiros dão concertos, espetáculos e exposições. Um dos maiores eventos da cidade é a festa em honra de Santo Domingo de Guzmán, santo padroeiro de Manágua, que é transportado entre duas igrejas da cidade. Possui também uma grande variedade de bares, restaurantes, casinos e cinemas, assim como uma grande oferta de lojas e mercados. Destaca-se também por ser uma cidade com muitos espaços verdes.


Economia
É uma importante cidade comercial e industrial, produzindo uma parte importante dos bens do país, entre os quais se encontram artigos de algodão, refrigerantes e produtos alimentares. É também o centro aglutinador dos serviços do país e ainda a sede de diversas multinacionais em setores variados. Os mercados da cidade são também importantes focos de comércio e também de interesse turístico. Para além de ser o centro da rede rodoviária nacional, a cidade é servida pelo aeroporto internacional de Manágua.
Como referenciar: Manágua in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-22 18:31:31]. Disponível na Internet: