Manama


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Bahrein, Manama está situada no extremo nordeste da ilha que constitui o país, numa pequena península, no Golfo Pérsico. O seu clima é caracterizado pelos verões muito quentes e húmidos e invernos temperados. Possui uma população de aproximadamente 220 000 habitantes (2005).

História e Monumentos Existem descrições históricas da cidade datadas de aproximadamente do ano 1345. Contudo, o local foi conquistado pelos Portugueses em 1521 e, mais tarde, pelos Persas, em 1602. Desde 1783, esteve sob controlo da dinastia Al-Califa, com várias interrupções. De 1861 a 1914, o país esteve sob proteção britânica. Em 1932, foi descoberto petróleo no país, o que revolucionou a economia e o aspeto da cidade, com a construção de edifícios modernos e o desenvolvimento do comércio. A cidade tornou-se porto livre em 1958 e em 1971 tornou-se capital do país independente.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Manama é uma cidade rica que se distingue por ser uma animada mistura das características do Oriente e do Ocidente. Para isso contribuiu decisivamente a descoberta de petróleo no país em 1932. Possui um movimentado bazar árabe e belos edifícios modernos de influência ocidental, para além de ruas largas e grandes avenidas. Os edifícios mais antigos da cidade datam do século XVIII. Uma significativa percentagem da sua população é oriunda do estrangeiro.

Economia
Centro administrativo e económico do país, a cidade é também um importante centro comercial no contexto da região nordeste do Golfo Pérsico. Constitui um dos portos mais importantes do Golfo Pérsico, sendo também um centro de construção naval e de pesca. A sua economia baseia-se no setor dos serviços e da banca, à medida que o setor petrolífero vai adquirindo um papel menor (embora seja ainda a sua principal fonte de rendimento). A nível industrial, destaca-se ainda a siderurgia. Outro setor em crescimento é o do turismo. Possui um aeroporto internacional situado na ilha de Al Muharraq que está ligada à cidade.
Como referenciar: Manama in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-22 12:25:32]. Disponível na Internet: