manatim

Animal do filo dos cordados, classe dos mamíferos, da ordem dos sirénios e da família dos Triquequideos divididos por três espécies.
Os manatins (Trichechus manatus), também conhecidos por peixe-boi são mamíferos herbívoros, marinhos ou fluviais, com dentadura reduzida. Os adultos são glabros com exceção de algumas vibrissas. Os membros posteriores são completamente atrofiados e os membros anteriores têm a forma de barbatana. As mãos apresentam cinco dedos com unhas vestigiais. O seu corpo é revestido por uma espessa camada de gordura que tem originado perseguições a este animal. Vivem em pequenos grupos ou solitários, em águas doces, salobras ou marinhas, pouco profundas, onde a vegetação seja abundante e podem manter-se imersos durante bastante tempo. Têm cauda comprida, expandida horizontalmente, mauras peitorais e olhos com membrana nictitante. Boca dotada de placas córneas no palato e na mandíbula.
Os casais são fiéis e as fêmeas por vezes transportam a sua cria entre as barbatanas. As fêmeas aleitam debaixo de água.
Os manatins, maciços e plácidos pastam nas pradarias aquáticas e consomem em média trinta quilos de vegetais diariamente que digerem no seu intestino. O seu regime herbívoro implica que eles tenham dentes trituradores. Não possuem dentes caninos. Os dentes molares são substituídos pelo dente seguinte após desgastado pelo uso.
Como referenciar: Porto Editora – manatim na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-27 17:33:29]. Disponível em