manganésio

O manganésio (Mn), também designado por manganês, é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, bi, tetra ou heptavalente e mais raramente mono, tri, penta e hexavalente de cor cinzento-prateada, frágil, quebradiço que se localiza no grupo 7 e período 4 da Tabela Periódica.
Possui número atómico 25 e massa atómica 54,938 049.
O manganésio dissolve-se facilmente em ácidos diluídos e lentamente em água. Reativo quando impuro, arde em oxigénio. O manganésio foi isolado pela primeira vez em 1774, pelo químico sueco Johann Gottlieb Gahn.
O nome manganésio deriva do latim magnes que significa magneto.
Encontra-se na Natureza na forma de pirolusite (MnO2), braunite (3Mn2O3.MnSiO3), manganite (MnOOH), hausmanite (Mn3O4) e rodocrosite, em parte associado a minérios de ferro (MnCO3). Também se encontra sob a forma de nódulos polimetálicos manganíferos no fundo do Oceano Pacífico.
As principais jazidas localizam-se na costa oriental do mar Negro, Brasil, Gana, África do Sul e Indonésia.
O manganésio misturado com o carboneto obtém-se por redução do minério com carvão; o metal puro por eletrólise de soluções de sulfato de manganésio e pelo processo aluminotérmico.
O manganésio puro não tem aplicação técnica. Em contrapartida, são importantes as ligas: ferromanganesianas (30-90% de manganésio) e ferro comercial (5-20% de manganésio), sobretudo no fabrico do aço.
Os compostos de manganésio mais importantes são: o cloreto de manganésio (II), ou cloreto manganoso (MnCl2), que é um sólido de cor rosada que cristaliza em solução como tetraidrato (MnCl2.4H2O); o hidróxido de manganésio (II), ou hidróxido manganoso (Mn(OH) 2), que é um sólido de cor rosa-pálida que se obtém por precipitação e é solúvel em presença de sais amoniacais; e o óxido de manganésio (IV), ou dióxido de manganésio, que se encontra na Natureza como pirolusite e outros estados cristalinos e obtém-se aquecendo nitrato de manganésio (II) e utiliza-se como oxidante no fabrico das pilhas secas e na indústria para descolar o vidro.
São ainda usados compostos de manganésio em aditivos, fertilizantes, cerâmicas e nos suplementos alimentares animais.
Como referenciar: manganésio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 11:54:10]. Disponível na Internet: