Artigos de apoio

Manuel Jorge Marmelo
Escritor e jornalista nascido a 22 de maio de 1971, no Porto.
Estreou-se como jornalista, em 1989, no jornal diário Público, onde esteve desde a fundação do periódico.
Em 1996, Manuel Jorge Marmelo iniciou a sua carreira de escritor com O Homem que Julgou Morrer de Amor/O Casal Virtual. Ainda nesse ano, participou na coletânea de contos A Cidade Sonhada, juntamente com escritores e poetas portuenses. No ano seguinte, lançou o romance Português, Guapo y Matador, que, dois anos decorridos, foi adaptado ao teatro. Entretanto, em 1998, foi lançado mais um romance, Nome de Tango, a que se seguiu, um ano depois, As Mulheres Deviam Vir com Livro de Instruções, o seu maior sucesso literário. Esta obra foi mais tarde, em 2005, editada em Espanha.
Posteriormente, consolidou a sua carreira de escritor com obras como O Amor É Para Parvos, Sertão Dourado e Os Fantasmas de Pessoa, este último um policial que ficciona sobre a vida do poeta Fernando Pessoa.
Manuel Jorge Marmelo editou paralelamente coletâneas de crónicas e reportagens como Paixões & Embirrações ou Oito Cidades e Uma Carta de Amor, ilustrado com fotografias tiradas em oito cidades da Europa e América.
Em 2003, estreou-se na literatura infantil com A Menina Gigante, escrito em parceira com a filha, Maria Miguel Marmelo, e ilustrado por Simona Traina.
Em 2005, voltou a lançar uma obra escrita em parceria, desta vez com a poetisa angolana Ana Paula Tavares. O livro chama-se Os Olhos do Homem que Chorava no Rio e surgiu a partir de uma ideia do escritor brasileiro Paulinho Assunção.
Entretanto, Manuel Jorge Marmelo havia ganho o prestigiado Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco (2004), atribuído pela Associação portuguesa de Escritores e pela Câmara Municipal de Famalicão. O autor foi distinguido devido à sua obra O Silêncio de Um Homem Só.
Contos seus fazem parte de diversas antologias, sendo de destacar Fogo de Artifício, incluído em Porto Ficção, uma edição patrocinada pela Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.
Manuel Jorge Marmelo tem também contos seus editados no Brasil e em França.
Como referenciar: Manuel Jorge Marmelo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-14 06:37:46]. Disponível na Internet: