Manuel Luís Goucha

Apresentador de televisão, nasceu a 25 de dezembro de 1954, em Lisboa, mas passou alguns anos da sua infância em Coimbra.
Foi ator profissional de teatro durante dez anos e entrou em algumas peças destinadas exclusivamente à televisão. A carreira na televisão começou num programa de culinária para crianças em 1984, já que este apresentador também era cozinheiro, especialista em doçaria. Aliás, já publicou diversos livros de receitas nesta área para além de ter escrito regularmente críticas gastronómicas no extinto semanário O Jornal.
Destacou-se na apresentação de programas culinários, fugindo ao que era costume fazer até então na televisão portuguesa, pois optou por um estilo mais descontraído. Nesse sentido, foi autor e apresentador de programas de culinária para crianças como "Gostosuras e Travessuras", "Sebastião come tudo!" e "Sebastião na CEE". Acabou por ser convidado para fazer a apresentação de outro tipo de programa na RTP, mas sempre Teresa Guilherme. Goucha viria a trabalhar de novo com Teresa Guilherme em 1993, ainda na RTP, mas desta vez foram os dois a apresentar o programa de atualidades intitulado "Olha que Dois".
O cozinheiro/apresentador mudou-se para a TVI, canal privado de televisão, onde em 1994 esteve à frente de "Momentos de Glória", um ambicioso programa que misturava variedades e uma entrevista de fundo a personalidades portuguesas ou estrangeiras. No entanto, apesar de na TVI ter um estatuto de estrela, as audiências não foram significativas e, mais tarde, optou por um regresso à RTP.
Foi então que se dedicou à apresentação do programa que o viria a consagrar como um dos rostos mais populares da televisão portuguesa, o "Praça da Alegria". As primeiras emissões, quase sempre em direto, foram para o ar em 1995, a partir dos estúdios do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia. "A Praça da Alegria", que pretendia em termos de cenário recriar as tradicionais esplanadas da Ribeira, marcou presença diária nas manhãs da RTP. O programa era recheado com entrevistas, momentos musicais, passatempos e receitas culinárias e teve muita aceitação nas comunidades de emigrantes. Os convidados tanto eram pessoas conhecidas como desconhecidas do grande público. Numa fase inicial, Goucha tinha a companhia de Anabela Mota Ribeiro na apresentação, mas depois passou a ter a de Sónia Araújo. Aproveitando o sucesso desta última dupla, a RTP convidou-os a apresentar entre 2000 e 2001 o programa "Santa Casa", que incluía os sorteios do Totoloto e do Joker.
Em setembro de 2002, regressou à TVI para apresentar o programa matinal "Olá Portugal".
Como referenciar: Manuel Luís Goucha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 06:45:19]. Disponível na Internet: