Mar Vermelho

Mar situado entre o Egito, o Sudão, a Eritreia e o Jibuti, a oeste, e a Arábia Saudita e o Iémen, a leste. Estende-se por 1930 quilómetros, desde o canal de Suez, a norte, até ao estreito de Bab-el-Mandeb, a sul, e ocupa uma área de 450 000 km2.
O mar Vermelho é de grande importância geostratégica, pois, com a ligação ao mar Mediterrâneo através do canal de Suez e ao mar Arábico pelo estreito de Bab-el-Mandeb e pelo golfo de Adém, estabelece o ponto de passagem marítima entre a Europa e a Ásia, sendo, por isso, utilizado pelas principais rotas comerciais.
Sem suficiente fornecimento de água fluvial e pluvial, o nível das águas do mar Vermelho é predominantemente sustentado pela ligação ao golfo de Adém, sendo o estreito de Bab-el-Mandeb mantido desimpedido através de dragagens e rebentamentos. Aliás, o crescimento de bancos de corais tem aumentado as dificuldades de navegação, chegando mesmo a impedir o desenvolvimento de áreas portuárias.
A região do mar Vermelho é consideravelmente rica em minerais, encontrando-se depósitos de petróleo, fosfatos e minerais resultantes do processo de evaporação como a halita, a silvite, o gesso e a dolomite.
Como referenciar: Mar Vermelho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 11:02:04]. Disponível na Internet: