Maria das Neves

Governante são-tomense, Maria das Neves Ceita Batista de Sousa nasceu em 1958 em São Tomé e Príncipe.
Licenciou-se em Economia e especializou-se em Finanças e Crédito na Universidade de Oriente Santiago, em Cuba.
Maria das Neves filiou-se no Movimento para a Libertação de São Tomé Príncipe-Partido Social Democrata. A nível profissional trabalhou como funcionária pública no Ministério das Finanças e, posteriormente, no Banco Africano de Desenvolvimento.
Em 1999 foi nomeada ministra da Economia, cargo que desempenhou até 2001. No ano seguinte, assumiu a pasta do Comércio, Indústria e Turismo.Ainda no mesmo ano, a 3 de outubro tomou posse como primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, tendo sido a primeira mulher do país a ocupar tal cargo. Maria das Neves foi nomeada por decreto pelo Presidente da República, Fradique de Menezes, e substituiu Gabriel Costa.
A 16 de julho de 2003 ocorreu um golpe de Estado em São Tomé e Príncipe, tendo Maria das Neves sido detida pelos revoltosos. Entretanto, na mesma altura sofreu um ataque cardíaco e teve de ser hospitalizada. Outros governantes também foram detidos na altura, mas uma semana depois a situação inverteu-se e Maria das Neves, já de boa saúde, reocupou o cargo de primeiro-ministro, assim como os seus colegas do Governo.
A 1 de agosto de 2003, na sequência do golpe de Estado, Maria das Neves pediu demissão do seu cargo, mas três dias mais tarde o presidente Fradique de Menezes reafirmou a sua confiança na governante. Um novo governo liderado por Maria das Neves tomou posse a 9 de agosto.
No entanto, cerca de um ano mais tarde, a 15 de setembro de 2004, Maria das Neves foi deposta por Fradique de Menezes, que pediu ao seu partido para escolher um novo primeiro-ministro. Maria das Neves, e alguns colegas do Governo, foram na altura acusados de corrupção, algo que ela sempre negou. No entanto, a 18 de setembro foi mesmo substituída por Damião Vaz de Oliveira.
Como referenciar: Maria das Neves in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 20:24:48]. Disponível na Internet: