Artigos de apoio

Martha Stewart
Apresentadora norte-americana de televisão, nascida a 3 de agosto de 1941, em Nova Jérsia, com o nome de Martha Helen Kostyra, ganhou notoriedade com os seus programas sobre trabalhos domésticos, nomeadamente culinária, jardinagem, etiqueta e arranjos.
Estudou numa universidade de Manhattan e, ao mesmo tempo, trabalhou como modelo para ajudar a pagar as contas, tendo aparecido em anúncios televisivos e de revistas. Abandonou temporariamente os estudos para fazer carreira como modelo, mas depois regressou à universidade e formou-se em História e História da Arquitetura.
Posteriormente trabalhou como corretora da bolsa, em Wall Street, entre 1967 e 1973. Neste último ano, abandonou a profissão para dedicar mais tempo à filha. Assim, deixou Nova Iorque e foi viver com o marido e a filha para uma quinta em Westport, no Connecticut, onde criou, em 1976, um serviço de catering, com sede na cave de sua casa. A empresa resultou num grande sucesso e Martha Stewart especializou-se em trabalhos domésticos, assim como em entretenimento. Lançou então um livro, Entertaining, que se tornou num best-seller. Martha Stewart passou a escrever regularmente livros e artigos sobre trabalhos domésticos decorativos. Passou também a ser convidada regularmente para aparecer em programas de televisão.
Em 1990 lançou uma revista, Martha Stewart Living, aproveitando a experiência ganha na década anterior como editora da publicação Family Circle. Nesse mesmo ano, lançou o livro Martha Stewart Weddings, sobre casamentos, precisamente na altura em que se divorciou.
Em 1993 passou a ter um programa semanal de televisão sobre arranjos domésticos baseado na sua revista, que atingira uma circulação de um milhão e trezentos mil exemplares.
Em 1997 formou uma empresa, a Martha Stewart Living Omnimedia, destinada a gerir os seus programas de televisão, revistas, sites de Internet e a sua linha de artigos para casa. A empresa entrou na bolsa em 1999 e Martha Stewart tornou-se numa das mulheres mais ricas dos Estados Unidos da América.
No início de 2002, Martha Stewart apareceu envolvida num escândalo financeiro por ter vendido ações de uma empresa farmacêutica poucos dias antes desta ter visto recusada a licença para o fabrico de um novo medicamento. Martha Stewrt foi investigada sob a acusação de desrespeitar as regras de confidencialidade da bolsa, mas acabou por ser condenada, apenas, por ter mentido aos investigadores. Assim, em 2004 foi condenada a cinco meses de prisão, tendo estado detida entre outubro desse ano e março de 2005.
Em setembro desse ano, regressou à televisão com os programas Martha e The Apprentice: Martha Stewart. No mês seguinte, lançou mais um livro, The Martha Rules, com dez segredos para criar um negócio e saber dirigi-lo.
Como referenciar: Martha Stewart in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-22 07:26:48]. Disponível na Internet: