matriz

Em metalurgia, a designação de matriz é atribuída à parte inferior de uma ferramenta utilizada numa prensa, para operações de estampagem, forjamento ou corte de peças.
A matriz de forjamento consiste num bloco metálico, geralmente de aço, que possui uma cavidade com a forma da peça que se pretende obter. O material a forjar é comprimido contra a matriz inferior por um martelo-pilão ou uma matriz superior, deformando-se plasticamente e preenchendo a cavidade. Este processo pode ser realizado a quente ou a frio.
No caso da matriz de estampagem, existe um furo cujo contorno define a forma que uma chapa toma, quando é obrigada a deformar-se plasticamente por um punção que avança na sua direção e a obriga a penetrar na matriz. Esta matriz e punção (fêmea e macho) poderão possuir as arestas afinadas e sendo assim cortam a chapa ao longo do seu perímetro. Neste caso, a matriz é de corte por arrombamento.
Como referenciar: Porto Editora – matriz na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-26 04:11:29]. Disponível em