Mbabane


Aspetos Geográficos
Capital e cidade da Suazilândia, Mbabane localiza-se no Noroeste do país, junto ao rio com o mesmo nome e ao seu afluente, o Polinjane. Tem uma situação aprazível, sobranceira ao vale de Ezulwini, a cerca de 1150 metros de altitude. É a capital do distrito de Hhohho, um dos quatro do país. A sua temperatura média anual em julho é de 15 ºC e em janeiro 22 ºC. Possui cerca de 70 000 habitantes (2006).

História e Monumentos Fundada como entreposto comercial no final do século XIX, Mbabane tornou-se capital do Protetorado Britânico da Suazilândia em 1902 (após a Segunda Guerra Bóer), por troca com Manzini, quando a administração britânica decidiu aí instalar o seu quartel-general. Foi a partir desta data que a localidade prosperou. Todavia, o edifício da sede da administração colonial só foi construído em 1939, vindo a ser danificado por uma bomba em 1998. Atualmente, é a residência do primeiro-ministro. Ao seu lado fica o antigo tribunal, atual sede da divisão de promoção do comércio, pertencente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio. Em 1964, foi construída uma ligação ferroviária a Moçambique que passa próximo de Mbabane. Tornou-se capital de um país independente em 1968.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Embora seja a capital administrativa do país, não proporciona muitos focos de interesse a um visitante. Não é desagradável, mas limita-se a ser funcional, com pouco mais do que lojas, bancos ou correios para visitar. A única exceção é o Mercado Swazi, de ambiente vivo.


Economia
Centro administrativo e comercial do país, a cidade sustenta-se a partir da extração de estanho, da exportação de açúcar, de algum turismo e dos serviços governamentais. O desemprego é muito elevado.
Como referenciar: Mbabane in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-20 08:12:53]. Disponível na Internet: