medição

A química é uma ciência eminentemente experimental pelo que necessita de medir propriedades ou grandezas. Medir consiste em comparar o valor de uma grandeza com outro predefinido a que se convencionou chamar unidade. A medida de uma grandeza resulta da operação mediação e exprime-se através de um número, acompanhado, geralmente, de uma unidade apropriada.
Uma medição pode ser direta ou indireta. Uma medição direta consiste em comparar diretamente a grandeza a medir com outra da mesma espécie e cujo valor se escolheu para unidade. Como exemplos de medições diretas temos a medição do comprimento através de uma régua, a determinação do volume através de uma pipeta e a determinação do tempo usando um cronómetro. Usa-se uma medição indireta quando se pretende medir uma grandeza que é obtida por derivação matemática de outras grandezas medidas diretamente. Por exemplo, medir a área de um retângulo, medir o volume de um sólido regular, medir a concentração de uma solução e medir a massa volúmica de um corpo.
Como referenciar: medição in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-08 00:14:00]. Disponível na Internet: