medula espinal

Órgão exterior à caixa craniana, a medula espinal é protegida pelas vértebras, pelo fluido cerebrospinal e pelas meninges. Tem cerca de 42 centímetros de comprimento e 1,8 centímetros de espessura, permitindo uma dupla condução para e do cérebro. É o maior centro reflexo do organismo. Os reflexos espinais são iniciados e completados na medula espinal. A medula espinal une-se ao encéfalo na base da caixa craniana e estende-se num canal ósseo que percorre as vértebras. Entre o osso e a medula estão colocadas três bainhas de tecido conjuntivo, denominadas meninges.
Em secção transversal, a medula mostra um núcleo central de substância cinzenta constituída pelos corpos celulares das fibras nervosas que percorrem a própria medula e músculos, completamente rodeados por substância branca constituída por fibras nervosas. Na parte central existe um canal central que contém o fluido cerebrospinal e que abre para as cavidades do encéfalo.
Como referenciar: Porto Editora – medula espinal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-21 15:15:07]. Disponível em