Melinde

Localizada no atual Quénia, esta cidade portuária era um ponto estratégico no século XV pois comerciava como intermediária o ouro de Monomotapa e marfim de Angoxa e Sofala.
Este porto foi um dos que acolheu Vasco da Gama em 1498, na sua viagem até à Índia. Contrariamente ao de Mombaça, ao qual o navegador aportou antes deste, foi favoravelmente recebido (uma vez que poderia trazer a Melinde interessantes oportunidades de comércio e de independência perante os potentados de Mombaça e Quíloa), tendo-lhe inclusivamente o sultão disponibilizado um piloto conhecedor para guiar a esquadra portuguesa até às terras indostânicas. Em 1500 o rei de Melinde jurou a fidelidade a Portugal, o que muito conveio às navegações do reino, pois tinham assim garantido um porto de apoio. A aliança e proveito mútuo dos dois reinos duraram quase até ao século XVII, altura em que as condições políticas e geográficas se tornaram prejudiciais.
Como referenciar: Melinde in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-09 09:52:03]. Disponível na Internet: