Mênfis

A cidade de Mênfis foi a antiga capital do Egito, localizada na margem do rio Nilo. A fundação da urbe é normalmente atribuída à figura de Menés, o primeiro rei da 1.a dinastia, denominado Maneton nos documentos coevos. No perímetro urbano localizam-se as pirâmides e os templos de Ptah, Isís, e Rá, bem como duas estátuas colossais do faraó Ramsés II.
No tempo de Estrabão gozava de uma notoriedade assinalável, iniciando um processo gradual de declínio a partir da fundação da atual capital, a cidade do Cairo.
O período em que a cidade foi capital do Império Antigo (cerca de 2700 a 2400 a. C.) foi simultâneo ao desenvolvimento de um período da História egípcia designado por "Menfita", em homenagem à urbe, caracterizado por um conjunto de reinados organizados e criadores, que vão fundar, de forma definitiva, a monarquia centralizada, absoluta e burocrática, característica do período.
Mênfis e a sua necrópole estão classificados Património Mundial pela UNESCO desde 1979.
Como referenciar: Mênfis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 14:09:35]. Disponível na Internet: