meningite

A meningite é uma doença infeciosa, de origem bacteriana, que afeta as meninges (conjunto de três membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinal - sistema nervoso central), sendo altamente transmissível por via aérea através de gotículas de expetoração (até ao final das primeiras 24h de antibioterapia).
A meningite pode ser causada por duas espécies distintas de bactérias, as quais originam dois tipos de diferentes infeções meningíticas: 1) Haemophilus meningitis: Provocada pela bactéria Gram (-) Haemophilus influenzae, é o tipo mais frequente em crianças entre as seis semanas e os dois anos, provocando a morte em 90 a 100% dos casos se não forem tratados atempadamente. Após um período de replicação ao nível da nasofaringe, a bactéria secrega uma endotoxina que a ajuda a danificar os tecidos, permitindo-lhes atingir a corrente sanguínea, através da qual se desloca até às meninges, onde causa graves infeções. A prevenção deste tipo de meningite centra-se na vacinação das crianças, sendo o tratamento da infeção feito com recursos a antibióticos combinados (nomeadamente, ampiclina e cloranfenicol).
2) Meningococal meningitis: Tem como agente causal a Neisseria meningitis, uma bactéria do tipo Gram (-), da qual cerca de 25% da população é portadora saudável (isto é, não afetada). A infeção, após um período de incubação de dois a dez dias, inicia-se pela nasofaringe (provocando nasofaringites agudas), podendo ficar por aí ou disseminar-se até às meninges (originando meningite) e, até mesmo, espalhar-se de forma sistémica, afetando todo o organismo (sépsis). O tratamento baseia-se na administração de antibióticos (penicilina, ampicilina, cloranfenicol, etc.). Quanto à vacinação, ela é eficiente apenas em alguns casos: o agente responsável pela doença pode apresentar cinco serotipos diferentes - A, B, C, Y e W135 - com base nas propriedades da cápsula que envolve a bactéria, sendo que existem vacinas para todos os serotipos, exceção feita ao B.
Os sintomas da infeção meningítica caracterizam-se por dores de cabeça, febre, perca do estado de alerta mental e erupções de pele. Nos casos mais violentos, a morte pode advir em menos de 24h.
Como referenciar: meningite in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 14:48:14]. Disponível na Internet: