mergulhão

Designação de aves da família dos Podicipedídeos. O mergulhão Podiceps ruficollis, também conhecido por mergulhão pequeno, é o mais pequeno dos mergulhões com um comprimento que oscila entre os 21 e 24 centímetros e uma envergadura de cerca de 40 centímetros. A cor e aspeto variam com as épocas do ano.
Encontra-se em pântanos, lagoas, arroios e grandes rios onde caçam a rasar a água ou mergulhando toda a espécie de insetos aquáticos, larvas, moluscos, pequenos peixes e crustáceos.
Na primavera constrói o ninho com apenas 25 centímetros de diâmetro, utilizando matéria vegetal em decomposição que deixa entre os juncos e espadanas da margem. A postura é de quatro a seis ovos que são incubados durante três semanas pela fêmea e pelo macho. A partir praticamente da eclosão, os juvenis são capazes de nadar e mergulhar. A família mantém-se unida até ao fim do outono, época em que começa a viagem para os locais onde passam o inverno.
Como referenciar: mergulhão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-18 23:32:54]. Disponível na Internet: