mescla

A mescla consiste numa operação que se realiza nos compartimentos de mistura com a finalidade de misturar algodões ou outras fibras de diversa procedência, ou diferentes fardos da mesma procedência, para obter um produto o mais homogéneo possível.
Ao mesmo tempo, regula-se o grau de humidade para recuperar a abertura das fibras perdidas no prensado dos fardos. As fibras estendem-se em camadas horizontais e retiram-se em cortes verticais. Esta operação também se realiza através de processos automáticos em máquinas misturadoras.
Uma mescla pode ainda ser a designação atribuída aos tecidos, fios ou mesclas com efeitos de cor misturada, no caso dos tecidos, seja por combinação do debuxo ou da cor dos fios, ou ambas ao mesmo tempo.
Neste caso obtém-se um resultado semelhante, quer tecendo telas com fios fabricados com mesclas de fibras de natureza diferente em que cada uma adquire uma tonalidade diferente ao tingir o artigo em peça, quer usando fibras que já tinham cores diversas antes da fiação.
Como referenciar: mescla in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-22 04:21:07]. Disponível na Internet: