Artigos de apoio

metanol
O metanol, também designado por álcool metílico, carbinol ou álcool de madeira, é um composto químico de fórmula CH3OH, o mais simples da série dos álcoois alifáticos (de cadeia aberta). Quando puro, consiste num líquido incolor, inflamável, de odor agradável, muito tóxico (a sua ingestão produz a cegueira) e miscível com a água. Possui um ponto de ebulição de 64,7 ºC e ponto de fusão de -97,8 ºC.
Antigamente era obtido por destilação seca da madeira. Hoje em dia obtém-se sinteticamente a partir do monóxido de carbono e hidrogénio a uma pressão de 200 bar e a uma temperatura de 380 ºC, em presença de catalisadores (mistura de cobre, zinco e crómio) segundo a seguinte reação química: CO (g) + H2 (g) -> CH3OH (l).
O metanol é usado para a obtenção do formaldeído (a partir do qual se podem fabricar resinas e plásticos), do éter metil-ter-butílico (MTB, um substituto do chumbo como incrementador do nível de octanas na gasolina), do acetato de vinilo (muito utilizado na produção de tintas), de gasolina e como solvente (muitas vezes como substituto do álcool etílico).
Como referenciar: metanol in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-22 15:46:32]. Disponível na Internet: