metassomatismo

Metassomatismo é o conjunto de processos em que ocorrem reações entre os materiais das rochas e os elementos químicos procedentes de outros locais transportados em soluções fluidas.
Estes fenómenos que originam alterações na composição da rocha podem ser tão lentos que as rochas onde se verificam mantêm as camadas originais e outras estruturas.
Os fluidos, especialmente a água, carregados com gases dissolvidos aceleram, de maneira significativa as reações químicas porque tem a capacidade de dissolver iões em regiões de altas pressões e temperaturas e de os precipitar em regiões de baixas pressões e temperaturas. Estes fenómenos aumentam enormemente com a profundidade, onde as elevadas pressões e temperaturas tornam a água num fluído super aquecido capaz de dissolver grande quantidade de substâncias que não são solúveis a baixas temperaturas e pressões. Em consequência destas reações químicas, não só se altera a composição mineralógica por reajustes termodinâmicos entre os diferentes átomos e moléculas primitivos, mas também se altera a composição química, formando-se assim minerais.
Não considerando os fluidos que provêm dos poros dos sedimentos que se vão compactando nos processos diagenéticos, os que contribuem para os processos de metassomatismo podem ter a mais diversificada procedência. Por exemplo, podem ser de origem magmática ou metamórfica.
Os fluidos de origem magmática podem originar importantes alterações químicas e mineralógicas nas rochas que atravessam, especialmente no caso de intrusões ígneas de alta temperatura. Escapam com facilidade pelas fissuras e podem reagir originando importantes fenómenos mineralogenéticos que podem ter interesse industrial.
Os fluidos originados por processos metamórficos, normalmente de metamorfismo regional, arrastam diversas moléculas e elementos em solução e reagem com as rochas vizinhas mais ou menos próximas.
Geralmente, consegue distinguir-se o metassomatismo magmático do metassomatismo metamórfico, mas há muitos casos em que o contexto geológico não fornece dados seguros que permitam diferenciar em que proporção ou qual dos fatores teve lugar.
Como referenciar: metassomatismo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-25 23:19:48]. Disponível na Internet: