Michael Chabon

Escritor norte-americano, Michael Chabon nasceu em 1963, na cidade de Washington. Filho de um funcionário da indústria livreira, cedo se apaixonou pela leitura, sobretudo graças aos livros de banda desenhada que o pai lhe trazia semanalmente do escritório.
Foi em Pittsburgh que terminou os seus estudos secundários, ingressando depois na universidade local, de onde obteve o seu diploma. Foi então convidado a participar num seminário de Escrita de Criação e, como tese de licenciatura, Chabon apresentou um romance intitulado The Mysteries Of Pittsburgh, o qual, por agradar ao seu orientador, conseguiu ser publicado em 1988.
A obra constituiu um sucesso de vendas imediato e surpreendente, levando o seu autor a ser comparado em volume de vendas com nomes como J.D. Salinger e F. Scott Fitzgerald. Contava a história de um trio de estudantes universitários embrenhados em aventuras e desventuras amorosas que se complicam gradualmente, acompanhando o seu amadurecimento. Chabon procurou então repetir o sucesso mas, ao fim de dois anos dispendidos em torno do manuscrito da história de um campo de baseball encantado, e que levaria o título de 'Fountain City', o escritor viu-se forçado a desistir, devido às proporções gigantescas que o volume começava a tomar.
Seguiu-se A Model World and Other Stories (1991), uma coletânea de contos que abrangiam mundos tão antagónicos como o da vida familiar e o do fenómeno yuppie, e que revelavam uma nova maturidade na carreira do seu autor. Com Wonder Boys (1995), a fama de Michael Chabon alastrou a uma maior parcela do público em geral, sobretudo devido ao facto de ter sido adaptada para o cinema pela mão do realizador Curtis Hanson.
No ano de 2001, Chabon foi galardoado com o Prémio Pulitzer pela publicação de The Amazing Adventures Of Kavali And Clay (2000). O romance descrevia a história de dois jovens criadores de banda desenhada judeus, vivendo na década de 40, e da sua relação, dificultada pela ocorrência de eventos históricos como o da Segunda Guerra Mundial.
Como referenciar: Michael Chabon in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 14:15:58]. Disponível na Internet: