Michael S. Dell

Milionário norte-americano, nasceu em fevereiro de 1965 e passou a infância em Houston. Como a mãe era conselheira financeira, desde muito pequeno que se habituou a ter conversas sobre economia e finanças.
Quando frequentava a escola preparatória iniciou o seu primeiro negócio, dedicando-se a vender doces. Mais tarde, lançou um negócio para leiloar selos, pondo em contacto vendedores e compradores.
Já no tempo do ensino secundário, comprou o seu primeiro computador, que desmontou para o poder analisar e saber como trabalhava. Assim, foi capaz de fazer alguns melhoramentos na máquina. A partir daí dedicou-se a fazer upgrades a computadores que, entretanto, vendia a companheiros de escola. Aos 16 anos trabalhou, no verão, a vender assinaturas de jornais por telefone. Arranjou um método de trabalho que lhe permitiu fazer muitas vendas e ganhou dinheiro suficiente para comprar um carro, aparelhagens de som e mais computadores.
Entretanto, foi estudar para a Universidade do Texas, onde continuou o seu negócio de melhorar e vender computadores aos colegas.
Em maio de 1984, deixou a universidade e montou um escritório em Austin, onde vendia upgrades para computadores. Nasceu aí a Dell, a primeira empresa da indústria de computadores a vender sistemas informáticos diretamente aos clientes. Um mês depois já tinha de mudar de instalações porque o negócio desenvolveu tanto que precisava de mais espaço. Três meses depois a situação repetiu-se.
Em poucos anos, a Dell a transformou-se na principal empresa de sistemas informáticos e a preferida como fornecedora de produtos e serviços para construir tecnologia de informação e infraestruturas de Internet.
Em 1987, a Dell abriu a primeira filial no estrangeiro, no caso no Reino Unido, e daí expandiu-se para o mundo inteiro, tendo atualmente cerca de 40 mil empregados.
Em 1992, Michael Dell, então com 27 anos, tornou-se no mais jovem diretor de empresa de sempre a entrar no ranking dos 500 mais poderosos elaborado pela Fortune.
Entre as diversas distinções que recebeu como homem de negócios, Dell foi eleito em 2001, pela Time e pela CNN, um dos vinte e cinco executivos mais poderosos do planeta.
Em 1999, o empresário escreveu um livro intitulado Direct From Dell: Strategies That Revolutionized an Industry (Em direto da Dell: Estratégias que revolucionaram uma indústria), onde conta a história da ascensão da Dell e explica as estratégias adotadas.
Como referenciar: Michael S. Dell in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 10:14:11]. Disponível na Internet: