microrradiografia

A microrradiografia consiste num processo de análise dos corpos cristalinos, baseado no carácter ondulatório dos raios X e na estrutura reticular dos referidos corpos, que origina espetros de difração que permitem o seu estudo micrográfico.
O método de Laue utiliza uma radiação policromática e um cristal único, cujos planos de reflexão diversamente orientados e espacejados selecionam determinadas radiações e refletem-nas na direção adequada. Este método é aplicado no estudo de orientações cristalinas e texturas, entre outras aplicações.
O método de Debye e Scherrer utiliza radiação monocromática, mas usa como substância refletora pó cristalino em vez de cristal único. Deste modo, os espetros aparecem formados por círculos completos. Este método é utilizado em análises químicas, determinação de diagramas de fases, estudos de estruturas cristalinas, entre outras aplicações.
Como referenciar: microrradiografia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 04:40:01]. Disponível na Internet: