Mil novecentos e oitenta e quatro

Romance de George Orwell, cujo título original é Nineteen Eighty-Four, foi publicado em 1948, tendo o título surgido da inversão dos dois últimos algarismos da data em que é editado.
Trata-se de um romance distópico que retrata o quotidiano de uma sociedade que está sob o regime totalitário e opressivo do Grande Irmão (no original, Big Brother), membro do partido IngSoc. A ação desenrola-se no futuro ano de 1984, na Pista Número 1 ou Inglaterra, que pertencia à Oceânia.
O Estado controla os pensamentos e as ações dos cidadãos, através de certos mecanismos: a manipulação da língua, desenvolvendo a Novilíngua e a teletela, dispositivo que permite vigiar, através de um televisor bidirecional, cada cidadão individualmente. A história debruça-se na figura de Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade, que tem como função reescrever e alterar dados, conforme a conveniência do Partido. Winston separa-se da mulher, dada a sua exclusiva dedicação ao regime.
A certa altura, Winston começa a revoltar-se contra a opressão do Partido sobre os cidadãos. Entretanto, conhece O'Brien, membro do Partido Interno, com quem simpatiza, e Júlia, mulher por quem se apaixona. Estes dois são levados para o Quarto 101, sala de tortura criada pelo regime, cuja finalidade é afastar as pessoas dos perigos que as cercam e levá-las a aceitar o Grande Irmão. Após essa tortura, curiosamente realizada por O'Brien, Winston ficou perfeitamente adaptado ao mundo em que vivia, passando a amar o Grande Irmão.
Baseado na tirania dos regimes totalitaristas dos anos 30 e 40, a obra reflete o poder e as sociedades modernas. O romance foi adaptado para cinema e televisão, destacando-se o filme lançado em 1984, sob a direção de Michael Radford e interpretado por John Hurt (Winston) e por Richard Burton (O'Brien).
De referir que o título do programa de televisão Big Brother é baseado no romance de Orwell.
Como referenciar: Mil novecentos e oitenta e quatro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-24 06:27:23]. Disponível na Internet: