Mioporáceas

Família de plantas dicotiledóneas que se distribui por cerca de sete géneros e cerca de 90 espécies. As plantas desta família são arbustivas ou pequenas árvores.
As Mioporáceas (Myoporaceae) têm o seu habitat em regiões temperadas a tropicais. Encontram-se principalmente na Austrália, Ásia e ilhas do Pacífico Sul.
As plantas desta família têm folhas normalmente pequenas, simples, inteiras ou recortadas, alternas, opostas ou verticiladas, e com inserção em espiral. Não apresentam estípulas e, normalmente, são ponteadas por numerosas glândulas translúcidas.
As flores são regulares ou irregulares, hermafroditas, solitárias ou colocadas em cimeiras axilares. O cálice é persistente, com, normalmente, cinco sépalas unidas e de lobos abertos ou imbricados. A corola é simpétala, normalmente com cinco pétalas, bilabiada, rodada de limbo ligeiramente zigomorfico. Possuem quatro a cinco estames, inseridos no tubo da corola e alternando com os lobos da mesma. As anteras são deiscentes longitudinalmente. Os carpelos são em número de dois e o ovário é súpero bilocular, por vezes dividido por falsos septos. Cada lóculo contém, geralmente, um ou dois óvulos anátropos e com um único tegumento.
O fruto é drupáceo ou um esquizocarpo. As sementes, geralmente, estão incluídas num albúmen pouco abundante ou ausente.
A espécie Myoporum tetrandrum proveniente da Austrália e da Tasmânia foi introduzida em Portugal como planta ornamental.
Como referenciar: Mioporáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-06 08:18:25]. Disponível na Internet: