Mirmecofagídeos

Família de mamíferos, da ordem dos desdentados, constituída por três espécies, de que fazem parte os ursos-formigueiros ou tamanduás.
O urso-formigueiro gigante (Myrmecophaga tridactyla) é o único elemento da família cuja vida não é vincadamente arborícola embora trepe relativamente bem. Caminha quase sempre no solo mas não apoia a palma das extremidades anteriores, mas sim as calosidades da face dorsal. Duas das quatro garras não retrateis (a do segundo e do terceiro dedos) impedem, devido ao seu desenvolvimento, o apoio palmar. Tem o corpo robusto e alongado, um focinho comprido e afilado, com boca tubular e língua comprida e viscosa.
Os restantes componentes desta família são o tamanduá (Tamandua tetradactyla) e o urso-formigueiro pequeno (Cyclopes didactylus). Ambos são arborícolas, habitando as copas das árvores das selvas húmidas e florestas cerradas, nunca andando em zonas de vegetação aberta. Alimentam-se de formigas térmitas e insetos. A gestação que demora cerca de cento e noventa dias origina normalmente uma cria que é transportada nas primeiras fases da sua vida pela mãe.
Como referenciar: Mirmecofagídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 01:47:57]. Disponível na Internet: