mirtilo

Designação de plantas arbustivas da família das Ericáceas e do género Vaccinium.
O mirtilo da espécie Vaccinium corymbosum, também conhecido por mirtilo-azul-americano, é uma planta ereta de ramos verde-amarelados, por vezes pubescentes, mas em geral glabros e verrugosos.
As folhas, com um tamanho compreendido entre os três e oito centímetros, são alternas, ovadas ou elípticas, de margens inteiras ou serradas. No outono têm cor vermelha ou laranja. As nervuras por vezes são pubescentes na página inferior. As flores dispõem-se em cachos densos. O cálice é azulado e a corola é globosa com seis a dez milímetros de diâmetro, de cor branca ou levemente avermelhada. O ovário é ínfero.
O fruto é uma baga globosa, de cor preto-azulada, variando o seu diâmetro entre os oito e quinze milímetros.
O mirtilo da espécie Vaccinium myrtillus, também designado por uva-do-monte ou arando, é uma planta perene rizomatosa, de caule ereto com vários ramos verdes e glabros. As folhas, com um tamanho compreendido entre um e três centímetros, são verdes, alternas e ovadas. As flores dispõem-se em cachos axilares. O perianto possui cálice de margem sinuada ou subinteira e corola globosa com quatro ou seis milímetros de diâmetro, de cor esverdeada e rosácea. O ovário é ínfero e o fruto é uma pseudobaga, geralmente de cor preto-azulada, globosa, variando o seu diâmetro entre os seis e dez milímetros.
Os frutos dos mirtilos são doces e de paladar agradável. São ricos em vitaminas e muito apreciados na doçaria da Europa e Estados Unidos da América.
Os mirtilos cultivados são híbridos e são de maior tamanho que os espontâneos.
Como referenciar: mirtilo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 06:53:05]. Disponível na Internet: