Mississípico

Designação norte-americana para o intervalo de tempo geológico que é internacionalmente conhecido por Carbónico Inferior, entre -360 e -320 milhões de anos.
Esta designação é devida ao facto de as rochas originárias deste período (calcários marinhos) serem abundantes nos vales do estado norte-americano do Mississípi, sendo, portanto, preferida pelos geólogos norte-americanos.
Na passagem do Devónico para o Mississípico, verifica-se uma diminuição da espessura dos sedimentos argilosos. Tornam-se mais abundantes os carbonatos. Estes calcários são constituídos fundamentalmente por pequenas conchas, oólitos e partes duras dos crinoides. O mar onde se depositaram estes calcários era maior do que a atual América do Norte. No Mississípico Superior, quando a superfície do mar existente se começa a reduzir, grandes quantidades de sedimentos finos são depositados. Estas rochas são rochas armazéns de petróleo e foram intensamente estudadas.
Como referenciar: Mississípico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 18:51:07]. Disponível na Internet: