mistura

Em física e química, uma mistura consiste num sistema constituído por dois ou mais componentes em qualquer proporção, em cuja formação não tem lugar qualquer reação química e que pode voltar a separar-se nos seus componentes originais por métodos puramente físicos (por exemplo, filtração, destilação, cristalização, entre outros). Os compostos, pelo contrário, não revelam esta característica.
As substâncias sólidas podem ser misturas eutécticas e os líquidos misturas azeotrópicas.
As misturas podem ser classificadas em homogéneas, heterogéneas ou coloidais consoante o tamanho do disperso. As misturas homogéneas são aquelas em que a dimensão média das partículas do disperso é inferior a 1 nanómetro e nas quais os átomos, moléculas ou iões estão interdispersos constituindo uma única fase (por exemplo, misturas de líquidos, gases, soluções, ligas).
As misturas heterogéneas são aquelas em que a dimensão média das partículas do disperso é superior a 1 micrómetro e são constituídas por mais de uma fase (por exemplo, suspensões, emulsões, aerossóis, nevoeiro, entre outros).
Nas misturas coloidais, os corpúsculos dispersos são demasiado grandes para se considerar uma mistura homogénea e muito pequenos para constituírem uma mistura heterogénea. A dimensão média das partículas do disperso está compreendida entre 1 nanómetro e 1 micrómetro.
Numa mistura não existe distribuição dos eletrões de valência e os elementos retêm as suas propriedades químicas individuais.

Como referenciar: mistura in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 04:15:25]. Disponível na Internet: