misturadora

Uma misturadora consiste numa máquina utilizada para misturar homogeneamente matérias sólidas ou líquidas. O modelo adequado para cada caso depende do material que se pretende misturar.
Existem misturadoras para líquidos, constituídas por um recipiente com pás rotativas no seu interior. As misturadoras para sólidos variam em função dos materiais que se pretendem misturar, do ciclo do trabalho (funcionamento contínuo ou por cargas) a da forma deste (mistura por queda livre ou forçada). Existem misturadoras para materiais viscosos, pulverulentos ou granulados.
Entre os diversos tipos existentes podem distinguir-se: as misturadoras de tambor ou de queda livre, contendo um cilindro que gira à volta de um eixo inclinado em relação ao eixo do tambor; as misturadoras de rolos, constituídas por um recipiente em cujo interior existem rolos cilíndricos que giram em sentidos opostos, possibilitando uma mistura uniforme do material; as amassadoras, utilizadas para a mistura de materiais pastosos, semelhantes às misturadoras automáticas, compostas por um contentor cilíndrico em cujo interior giram rotores e nos quais o material por misturar cai de uma tremonha, introduzido no contentor por um êmbolo e descarregado pela parte inferior da máquina.
Como referenciar: misturadora in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 17:36:27]. Disponível na Internet: