modelo endossimbiótico

Hipótese explicativa do aparecimento das células eucarióticas, segundo a qual este tipo de células teve origem em células procarióticas, por incorporação de outros procariontes livres e associação simbiótica.
Existem argumentos que apoiam o modelo endossimbiótico, como, por exemplo, a existência de associações entre bactérias e alguns eucariontes e a semelhança das mitocôndrias e dos cloroplastos com seres procariontes (bactérias). A forma, o tamanho, as estruturas membranares, os ribossomas, o ADN (adenosina difosfato) e o tipo de divisão (independente da da célula) das mitocôndrias e dos cloroplastos são características muito semelhantes às encontradas nas células procarióticas.
O modelo endossimbiótico continua, no entanto, com algumas lacunas, não explicando, por exemplo, a origem do núcleo das células eucarióticas e a forma como o ADN nuclear gere o funcionamento das mitocôndrias e dos cloroplastos.
Como referenciar: Porto Editora – modelo endossimbiótico na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-16 11:46:37]. Disponível em