Mohamed Köprülü

Köprülü é o nome de uma família turca de origem albanesa cujos membros, cinco vizires, tiveram um importante papel no Império Otomano. Já no período de declínio, a Turquia viu a oportunidade de possuir uma dinastia de verdadeiros vizires entre 1656 e 1710. Foi neste período que conquistam Creta (1668) e fizeram face ao poderio austríaco.
Mohamed Köprülü é o fundador da dinastia. Detentor de uma sólida formação militar, acabou por desempenhar importantes papéis como governador. Mas o facto mais importante ocorreu quando em 1656 se tornou grão-vizir sob o reinado de Maomé IV. Impôs como condição a detenção de plenos poderes. Com esta certeza, iniciou um governo enérgico e implacável que se pautava pela inflexibilidade e violência dos atos, cujas consequências foram a ordem de milhares de execuções. Entre as suas ações mais importantes contam-se a derrota da armada veneziana de Dardanelos e a tomada de Lemnos e da Transilvânia.
Como referenciar: Mohamed Köprülü in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 08:32:30]. Disponível na Internet: