molibdénio

O molibdénio (Mo) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, mono, bi, tri, tetra, penta ou hexavalente, de cor branco-prateada a cinza, lustroso, duro, que se localiza no grupo 6 e período 5 da Tabela Periódica.
Possui número atómico 42 e massa atómica 95,94.
O molibdénio foi descoberto em 1778 em Uppsala, Suécia, pelo químico sueco Karl Wilhelm Scheele (1742-1786) e o químico Peter Hjelm isolou a substância elementar na forma de pó metálico em 1781.
O nome molibdénio deriva do grego molybdos que significa chumbo.
O molibdénio é um metal estável ao ar e resistente aos ácidos não oxidantes.
Encontra-se na Natureza como molibdenite (bissulfureto de molibdénio MoS2) e como wulfenite (molibdato de chumbo PbMoO4). A molibdenite é um mineral de cor cinzento chumbo que aparece como mineral acessório em granitos, pegmatites e aplitos.
O molibdénio usa-se sobretudo como componente de aços rápidos (juntamente com o crómio), aços temperados e aços inoxidáveis.
Também se utiliza como substituto de volfrâmio em filamentos de lâmpadas de incandescência e em grelhas de válvulas de rádio.
Como referenciar: molibdénio in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-18 01:23:25]. Disponível na Internet: