Monróvia


Aspetos Geográficos
Capital da Libéria, Monróvia situa-se no Noroeste do país, na costa atlântica. Localiza-se mais concretamente numa península entre o oceano Atlântico e o cabo Mesurado. É praticamente toda rodeada pelo rio São Paulo, que tem ali a sua foz. Possui uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes (2006).

História e Monumentos>A área que corresponde à atual cidade já era habitada quando os portugueses a nomearam de Cabo Mesurado, no século XVI. A cidade foi, todavia, fundada em 1822 pela Sociedade Americana de Colonização como local de refúgio de escravos libertados nos EUA. Foi em 1824 que a cidade ficou com o atual nome graças a James Monroe, presidente dos EUA. Em 1847, tornou-se a capital da Libéria independente. O assassinato do líder liberiano Samuel Doe, em 1990, originou uma onda de violência que rapidamente se transformou numa sangrenta guerra civil. Durante o cerco à cidade, muitos dos seus edifícios foram destruídos ou gravemente danificados. Essa guerra deixou marcas muito fortes, não só nos espaços da cidade como também nas pessoas, atrasando muito o seu desenvolvimento.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
As principais atrações de Monróvia incluem o Museu Nacional, o Templo Maçónico (agora em ruínas), o centro cultural e diversas praias. Possui também um jardim zoológico e um dos maiores estádios desportivos de África. Apesar de dispor de meios de comunicação tradicionais, a mais popular forma de transmissão de notícias faz-se através de um quadro existente no centro da cidade que atualiza diariamente os principais acontecimentos. É também sede do Capitólio e de duas universidades. A pobreza é um problema muito sério e a destruição causada pela guerra civil deixou marcas muito fortes na sua população.


Economia
A economia da cidade é dominada pelo seu porto, que foi melhorado significativamente com a ajuda dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Relativamente à indústria, as suas principais produções incluem cimento, petróleo, materiais de construção, mobiliário e produtos químicos. A sua principal exportação é o minério de ferro. Possui também diversas infraestruturas de transportes que a ligam às restantes regiões do país e ao estrangeiro.
Como referenciar: Monróvia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-23 12:36:00]. Disponível na Internet: