Monterrey

A cidade está integrada na região administrativa de Nuevo Leon, situada a nordeste da Sierra Madre Oriental e a oeste do planalto costeiro do golfo do México. Monterrey foi fundada como uma colónia espanhola, nos finais do século XVI.
É o principal centro industrial do México, nomeadamente pela importância da indústria pesada, inicialmente do aço, do ferro e dos metais em geral. Para além destas, salientam-se ainda as indústrias de produtos químicos, de vidro, de papel e de materiais de construção.
A cidade fica relativamente próxima da fronteira com os Estados Unidos, precisamente com o estado do Texas, tendo um papel importante nos negócios e comércio. De referir que o maior monumento da cidade, localizado na praça principal, é o designado El Faro del Comercio, marco importante do papel económico da cidade. Ainda na praça principal da cidade, a Plaza Zaragoza, realçam-se os edifícios que apresentam na sua maioria fachadas barrocas de estilo colonial; a catedral, que marca a fundação de Monterrey pelos espanhóis, sendo anterior ao século XVI; e o El Bispado, ou Palácio dos Bispos, onde as tropas mexicanas se defenderam das forças dos Estados Unidos durante a Guerra Mexicana (1846-1848).
Na cidade, há vários atrativos culturais e naturais, como o Centro Cultural Alfa e Planetarium, o Parque La Pastora e o Bioparque Estrella, que possui vários animais selvagens.
Nos arredores de Monterrey, há vários locais naturais a mencionar, como o Desfiladeiro Huasteca, muito famoso pelo seu relevo íngreme, com formações rochosas curiosas, propícias para a escalada; as quedas de água "Cauda do Cavalo"; as Grutas Garcia, com formações rochosas milenares; e o Parque Nacional de Chipinque, localizado na Sierra Madre Oriental.
Como referenciar: Monterrey in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 00:44:34]. Disponível na Internet: