Montevideu

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Uruguai, Montevideu situa-se no Sul do país, a cerca de 100 km da fronteira com a Argentina. Fica na margem norte do rio da Prata, constituindo um importante porto. Possui uma população de aproximadamente 1 340 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
Montevideu foi inicialmente fundada em 1516 por João Diaz de Solís. Mais tarde, no século XVII, os portugueses fundaram a Colonia del Sacramento, reclamada porém pelos espanhóis, aquando do Tratado de Tordesilhas. Em 1726, o governador de Buenos Aires, Bruno Maurício de Zabala, fundou oficialmente a cidade de forma a prevenir invasões futuras dos portugueses. No entanto, em 1817 seria conquistada pelos portugueses, tornando-se capital da província Cisplatina (região a leste do rio da Prata) em 1821. Pertenceu ao Brasil durante o reinado de D. Pedro I, mas conquistou a sua independência na guerra da Cisplatina, onde contou com o apoio da Argentina. Em 1828, Montevideu tornou-se capital do Uruguai, na altura em que este foi internacionalmente reconhecido como um país independente. Durante o século XIX sofreu fortes influências britânicas, que pretendiam circunscrever o controlo comercial de países como o Brasil e a Argentina. Durante a Segunda Guerra Mundial, o seu porto manteve-se neutro. Entre os seus principais monumentos, destacam-se o Palácio Legislativo, a Catedral e o Teatro Solís.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Entre os pontos mais turísticos da cidade, merecem destaque as praças e os jardins, especialmente o El Prado, com as suas centenas de espécies de rosas. Os seus palacetes do século XIX, casas de chá, etc., dão-lhe uma atmosfera de capital europeia dos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial. A oeste do centro de Montevideu situa-se um forte datado do século XVIII, hoje museu militar, de onde é possível abarcar simultaneamente a cidade e o rio. Devido às sucessivas vagas de emigrantes espanhóis e italianos, a população da cidade, que representa quase metade do total do país, é quase exclusivamente europeia e sofre por isso grandes influências da cultura do velho continente. Possui também belas praias e diversos outros monumentos. É considerada a cidade com melhor qualidade de vida da América Latina.
Economia
A cidade deve o seu desenvolvimento à expansão das indústrias das carnes, tendo-se transformado num centro financeiro. Cerca de 90% do comércio do país faz-se através do porto da cidade, considerado um dos mais importantes da América. Funciona como sede da Secretaria Administrativa do MERCOSUL, a área de comércio livre da América Latina. É servida pelo Aeroporto Internacional Carrasco.
Como referenciar: Porto Editora – Montevideu na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-26 02:54:06]. Disponível em