Morídeos

Família de peixes, que vivem nos fundos abissais, onde há ausência total de luz, uma quase completa tranquilidade das águas e uma quase inalterabilidade da temperatura e salinidade. Os Morídeos são carnívoros ou saprófagos. Os esqueletos são relativamente débeis devido à diminuta concentração de cálcio nas águas profundas. A coloração é praticamente uniforme, podendo apresentar algumas manchas mais carregadas. São geralmente providos de bocas grandes, dentes compridos e estômagos dilatáveis, o que lhes permite engolir presas relativamente grandes. São também providos de órgãos luminosos que não provocam uma acentuada perda de calorias - luz fria. Os órgãos que emitem luz denominam-se fotóforos, locais onde se realiza um processo químico enzimático, em que a luciferase reage com luciferina, libertando luz.
Um exemplo de morídeo é o Eretmophorus kleinenberg, que alguns autores consideram do género Lepidion. Possui alguns raios das barbatanas muito compridos, livres, apresentando as extremidades com aspeto plumoso que servem para atrair as presas de que se alimenta.
Como referenciar: Morídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-22 08:28:54]. Disponível na Internet: