Morphine

Os Morphine, banda norte-americana associada ao rock alternativo, "nasceram" em Boston, em 1990. A formação inicial era composta por Mark Sandman (baixo e voz), Dana Colley (saxofone) e Jerome Dupree (bateria). Eram inspirados, em particular, pelos instrumentos africanos monocórdicos, pois Mark Sandman acreditava que uma só corda num instrumento era suficiente para todas as notas musicais. Não só a instrumentação, mas também toda a arquitetura musical fizeram com que os Morphine rompessem com todos os padrões do rock. O seu estilo era inconfundível, com influências dos blues, jazz e música atmosférica.
Em 1991 editaram o seu primeiro álbum, Good, muito bem recebido pela crítica, ganhando desde cedo inúmeros admiradores.
Após a troca de Jerome Dupree por Billy Conway, editaram em 1993 a sua obra-prima, Cure for Pain. Com temas como "Buena", rapidamente obtiveram o reconhecimento mundial. O álbum é dominado pelo saxofone de Colley e pelo som obsessivo do baixo de Sandman, criando atmosferas noturnas e sinistras. Em 1997 lançaram Like Swimming, que foi bem recebido pela crítica, pois era surreal e fascinante em termos de composição.
A 3 de julho de 1999, Sandman morreu em palco, vítima de um ataque cardíaco, durante um concerto em Roma. Dava-se aí o final dos Morphine.
Os sobreviventes da banda continuaram sob o nome Orchestra Morphine, na mesma senda musical do histórico grupo. Foi criada em Boston uma fundação dedicada a Mark Sandman com a missão de ensinar música. Para Sandman, o inesquecível espírito dos Morphine, "a música é um sentimento que começa no nosso instrumento, é transmitida ao nosso corpo, e do nosso corpo passa aos instrumentos e corpos dos outros".
Como referenciar: Morphine in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-02 17:32:42]. Disponível na Internet: