mosca

Designação de animais do filo dos artrópodes, da classe dos insetos, da ordem dos dípteros e da família dos Muscídeos que estão distribuídos por cerca de quatro mil espécies. As moscas, para além desta família, também se incluem na família dos Califorídeos ou moscas azuis com cerca de mil e quinhentas espécies.
A mosca doméstica (Musca domestica), que frequenta as habitações humanas, tem uma envergadura compreendida entre um e um centímetro e meio. Pousa em qualquer espécie de alimentos ou lixos, como vegetais ou carne em decomposição. Em virtude destes hábitos, a importância sanitária desta mosca traduz-se no facto de ser um fator de transporte de agentes patogénicos para os alimentos humanos. A mosca doméstica é muito prolífera e cada mosca, dividida por cerca de doze posturas, põe cerca de mil e quinhentos ovos.
Além da mosca doméstica outras espécies de moscas são companheiras dos humanos e dos animais domésticos. A mosca dos estábulos (Stomoxis calcitrans) é uma mosca picadora que se alimenta de sangue de animais. A mosca azul (Sarcophaga carnaria) ou mosca da carne é uma mosca que também se alimenta de líquidos que aspiram com a sua trompa. A cabeça apresenta dois olhos facetados em geral de cor vermelha e dois olhos simples colocados no meio da fronte. Tem duas antenas e um órgão sugador a trompa que a mosca pode estender ou encolher. No tórax apresenta um par de asas membranosas com poucas nervuras e dois balanceiros que são utilizados para manter o equilíbrio durante o voo. O abdómen é constituído por cinco anéis. A mosca azul tem um voo rápido atingindo os duzentos a trezentos batimentos de asa por segundo. As moscas passam por metamorfoses completas.
Encontra-se também junto dos humanos, a mosca varejeira (Calliphora vomitoria), entre outras várias espécies.
Como referenciar: mosca in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 02:53:39]. Disponível na Internet: