Mosteiro de Sto. Agostinho

Situado em Vila Viçosa, no distrito de Évora, a sua construção remonta ao século XIII, durante o reinado de D. Afonso III. A fachada do edifício, por acordo de D. João II (século XVII), viria a ser alterada para que ficasse voltada para o Terreiro do Paço. Foi palco de várias obras até ao reinado de D. Maria I. No século XIX, na posse da Casa de Bragança, serviu de alojamento militar. A partir de 1963 passou a pertencer ao Município de Évora.
A igreja possuí, entre outras características arquitetónicas e esculturais, duas torres sineiras, três portais de mármore no alpendre e o busto de Santo Agostinho em estilo barroco.
A fachada do mosteiro, apesar de ter sofrido algumas alterações, ainda mantém a traça setecentista. Na portada da cerca, encontra-se um painel rococó de azulejos representando a N. Sra. da Conceição.
Como referenciar: Mosteiro de Sto. Agostinho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 10:20:47]. Disponível na Internet: