Motilal Nehru

Líder do Movimento Indiano para a Independência da Índia, nasceu em 1861, em Deli, na Índia, e morreu em 1931, em Lucknow, também na Índia. Foi um dos fundadores do Partido Swaraj e o pai do primeiro chefe de Governo indiano, Jawaharlal. Em 1907, presidiu à conferência provincial do Congresso Nacional Indiano - uma organização política que lutou pela independência da Índia. Até 1919 foi considerado um moderado, mas a partir dessa data, em que fundou o diário Independente, passou a defender pontos de vista radicais. Ainda em 1919, o massacre de centenas de indianos pelas forças britânicas levou-o a unir-se ao Movimento de Não Cooperação de Gandhi.
Em 1921 foi preso pelos britânicos e, dois anos depois, ajudou a fundar o Partido Swaraj. As suas intenções políticas eram ganhar as eleições para a Assembleia Central Legislativa. Em 1928, escreveu o Relatório do Partido do Congresso de Nerhu, uma futura Constituição para a independência da Índia, baseada no reconhecimento de um estado legal. Depois de a Grã-Bretanha recusar o cumprimento dessas exigências, Nerhu participou em várias manifestações civis. Acabou por ser preso, tendo morrido pouco depois de ter sido libertado.
Como referenciar: Motilal Nehru in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 09:16:41]. Disponível na Internet: