motor de pesquisa
Programa que permite procurar palavras-chave em documentos ou em bases de dados.
Na Internet, um motor de pesquisa (search engine), procura palavras-chave (keywords) em ficheiros e documentos alojados na World Wide Web, newsgroups, entre outros. Este conceito tem sido aplicado intrinsecamente aos web sites, permitindo procurar determinado tipo de informação alojada neste domínio.
Existem sítios específicos de motores de pesquisa na Internet, como por exemplo o Google, Lycos ou o Yahoo, que utilizam agentes (spiders) para coligir e catalogar a informação. Estes agentes reúnem informações sobre ficheiros e documentos disponibilizados por vários sites, permitindo mais tarde, que os utilizadores efetuem pesquisas por palavra-chave.
Partilhar
Como referenciar
motor de pesquisa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$motor-de-pesquisa [visualizado em 2026-06-09 06:32:57].
Outros artigos
-
YahooO Yahoo é um dos mais populares portais Internet em todo o Mundo, funcionando ainda como motor de bu...
-
LycosA Lycos Incorporated é uma empresa norte-americana, sediada em Waltham, Boston, no estado do Massach...
-
GoogleEmpresa norte-americana, fundada em 1998 por dois estudantes de Informática da Universidade de Stanf...
-
InternetInternet é o nome pelo qual é hoje vulgarmente conhecida aquela que se pode designar por rede mundia...
-
televisão interativaA televisão interativa permite, através do televisor e com recurso ao comando, fazer compras, aceder
-
informáticaA informática é o conjunto de conhecimentos e técnicas que dizem respeito ao processamento automatiz
-
saturação informativaConceito que designa o estado de sobreinformação do sistema mediático relativamente a um fenómeno. O
-
vírus (informática)Um vírus de computador é um pequeno programa que pode replicar-se por ele próprio. Existem diversos
-
rato (informática)Dispositivo de entrada que ao ser deslocado manualmente numa determinada superfície, normalmente no
-
interpolação (informática)Consiste no aumento do tamanho de uma imagem digital. Algumas câmaras digitais usam a interpolação p
Partilhar
Como referenciar 
motor de pesquisa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$motor-de-pesquisa [visualizado em 2026-06-09 06:32:57].