MPEG, audio layer 3

É uma das três especificações do standard MPEG para a compressão de sinais audio. Utiliza codificação de audio percetual e compressão psico-acústica para remover informação redundante e irrelevante (as partes supostamente não assimiladas pelo cérebro ou não captadas pelo ouvido humano) de partes de um sinal de audio. Acrescenta uma MDCT (Modified Discrete Cosine Transform) que implementa um banco de filtros aumentando a resolução em frequência 18 vezes em relação à audio layer 2. Em termos reais, o MPEG audio layer 3 comprime um sinal proveniente de um CD audio com um bitrate (número de bits por segundo de áudio) de 1411.2Kbps por um fator de 12 (para 112-128Kbps) sem sacrificar qualidade de som.
Devido ao pequeno tamanho relativo de ficheiros deste tipo (normalmente denominados MP3), estes podem ser facilmente transferidos através da Internet originando questões de violações de copyright e distribuições ilegais de música protegida.
Como referenciar: MPEG, audio layer 3 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 06:41:08]. Disponível na Internet: