Mr. Vertigo

Romance de Paul Auster publicado em 1994.
Trata-se de um livro de memórias, relatadas pela personagem principal, Walter Claireborne Rawley, que, no final da sua existência, aos setenta e sete anos de idade, narra a sua história.
Walter Rawley conta que, nos anos 20, era um jovem órfão, maltratado pelo tio, e que mendigava pelas ruas de St. Louis (Estado do Missouri). Um dia, o rapaz conhece um misterioso viajante húngaro, Mestre Yehudi, que lhe promete ensinar a levitar. Desejoso de uma vida melhor, Walter fica sob a proteção do Mestre e ambos partem para o Kansas. Aí, conhece os elementos do seu novo lar: Mãe Sioux, uma velha indiana, que fora famosa, na sua juventude, e Esopo, um rapaz negro com o corpo disforme, mas dotado de uma inteligência admirável. Durante três anos, Walter passou por momentos difíceis e duras provas, mas descobriu o amor e o aconchego de um lar. Tal como o prometido, Walter aprende a levitar e, juntamente com o Mestre, viajam pelos Estados Unidos da América, demonstrando a façanha em espetáculos de circo.
Como referenciar: Porto Editora – Mr. Vertigo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-23 05:24:55]. Disponível em