Mulídeos

Família de peixes, da ordem dos perciformes e da classe dos osteicties, cujos indivíduos vivem geralmente na região sublitoral do Atlântico e do Mediterrâneo. O seu comprimento pode atingir os 40 centímetros, apresentando um corpo relativamente maciço. A cabeça é rômbica. Tem duas barbatanas dorsais curtas, uma das quais é mais longa. A barbatana caudal é bem bifurcada. As barbatanas pélvicas estão inseridas à altura das peitorais. Possuem barbilhos que atuam como órgãos recetores das sensações gustativas e tácteis. Alimentam-se de pequenos animais bentónicos e a sua longevidade é de cerca de 10 anos. A coloração é vermelho-amarelada, com o dorso carmim e o ventre com tendência para o róseo.
São exemplo da família dos Mulídeos o salmonete (Mullus surmuletos), que possui grande capacidade para alterações de cor, e o Mullus barbatus, outro salmonete que difere da espécie anterior por não apresentar bandas na primeira dorsal.
Como referenciar: Mulídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-26 23:58:23]. Disponível na Internet: