multímetro

Um multímetro consiste num instrumento elétrico de medida de grandezas elétricas que reúne as funções de amperímetro, voltímetro, ohmímetro e nalguns casos também de frequencímetro ou capacímetro.
Existem diferentes tipos de multímetros, que vão desde pequenos aparelhos portáteis de bolso até aos de precisão, que se encontram nalguns laboratórios de teste e servem para medida em eletrónica.
Em todos eles, contudo, existem dois ou mais terminais que servem para ligar as pontas de prova, um comutador para selecionar a função e/ou a escala de medida e um mostrador. Os multímetros podem ser de dois tipos: analógicos ou digitais. Estes diferem na maneira como o sinal correspondente à grandeza a medir é adquirido, processado e na forma como o resultado é visualizado.
No que diz respeito aos multímetros analógicos, estes adquirem o sinal e condicionam-no de forma totalmente analógica, muitas vezes recorrendo apenas a componentes passivos. Estes multímetros na versão mais simples consistem numa rede de resistências ligadas a um comutador para seleção da função e escala que reenvia a corrente elétrica para o galvanómetro do mostrador. Este possui associado um ponteiro que se desloca sobre uma escala graduada a deste modo possibilita a leitura do valor medido.
Os multímetros digitais adquirem o sinal analógico e convertem-no num sinal digital. O sinal sofre uma discretização em amplitude e no tempo. O resultado da medida é visível num mostrador de cristais de líquidos (LCD).
Este tipo de multímetro é tecnologicamente mais avançado que o multímetro analógico e geralmente possui funções que não se encontram nos multímetros analógicos, como a seleção automática de escalae e, no caso de alguns aparelhos mais atuais, a própria seleção automática de função. Os multímetros digitais possibilitam, ainda, leituras mais precisas do que os multímetros analógicos, pois não utilizam um galvanómetro para mostrar o valor das leituras. Deste modo são eliminados os problemas mecânicos suscetíveis de induzirem em erro, como a atrito e os problemas relacionados com a leitura.

Como referenciar: multímetro in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-03-30 12:06:35]. Disponível na Internet: