multipleto

Um multipleto consiste num grupo de estados energéticos que só se distingue por existir uma perturbação de pequena ordem numa teoria física. Por exemplo, num átomo ou num núcleo atómico os níveis energéticos cuja diferença só é devida à interação spin orbital dos eletrões (a energia da interação é muito baixa comparada com a dos níveis eletrónicos). É por isso que quando existem multipletos, nos espetros atómicos surge uma série de bandas espetrais muito juntas que também se denominam multipletos.
Em física de partículas, aquelas que possuem interações fortes (hadrões) interpretam-se como sendo feitas de constituintes mais elementares (quarks), considerando-se a massa das partículas como níveis energéticos das interações entre quarks. Por este motivo, os estados de massa muito próximos de alguns hadrões são também considerados um multipleto energético.
Um multipleto de carga é a designação atribuída a uma família de partículas que diferem na sua carga. Possuem uma massa aproximadamente igual e coincidem no seu spin, estranheza, número barónico e paridade.
Como referenciar: multipleto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 13:43:13]. Disponível na Internet: