mundo

O mundo significa o conjunto de tudo o que existe no tempo e no espaço, tendo como outro termo usual o universo. O mundo pode ser considerado o meio onde habita o homem, o planeta onde o ser humano existe, mas também, de uma forma mais abstrata, pode designar algo que só existe como tomada de consciência e não é concreto.
Em termos fenomenológicos, o mundo é o horizonte de sentido para a consciência, estando o Homem dentro dele. O mundo pode também ser visto como o corpo, o lugar das nossas experiências. Onde o mundo interior é a nossa consciência, o mundo exterior é percecionado através dos sentidos e o mundo como universo é o domínio físico onde todos os seres humanos vivem.
Segundo Kant, o mundo é uma das três ideias da razão pura, juntamente com a alma e com a ideia de Deus.
Para Platão, o mundo pode ser o conjunto das realidade inteligíveis, ou ideias, em oposição ao mundo sensível, que designa as coisas que são conhecidas pelos sentidos. Malebranche retomou esta ideia, mais tarde.
Como referenciar: mundo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-05 14:44:18]. Disponível na Internet: