Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa

Criado em 1918 e revitalizado em 1980, o Museu D. Diogo de Sousa é um museu de Arqueologia, aberto ao público desde junho de 2007, num edifício construído de raiz, em Braga.

As suas coleções são fundamentalmente constituídas por espólio resultante da investigação arqueológica que tem vindo a ser realizada na região Norte, em especial na cidade de Braga. O seu acervo abrange um vasto período cronológico e cultural, compreendido ente o Paleolítico e a Idade Média.

A Exposição Permanente está organizada em torno de quatro grandes núcleos. O primeiro abarca o Paleolítico, Mesolítico, Neolítico, Calcolítico, Idade do Bronze e a Idade do Ferro. Sob o ponto de vista geográfico, a área de proveniência destas coleções abarca a região do Minho.
Nas outras salas, as coleções provêm de Bracara Augusta e do território em seu redor. Na segunda sala podem observar-se elementos que ilustram a integração da cidade no Império Romano e o desenvolvimento de atividades locais: cerâmica, metal e vidro. Na terceira sala pode tomar-se contacto com informação alusiva ao urbanismo, espaço público e doméstico romano. Na última sala, para além de um conjunto de miliários romanos provenientes das vias pode observar-se o espólio de necrópoles. Alguns achados associados à religiosidade, no período romano e paleocristão, encerram a exposição permanente. A cave do bloco de serviços conserva vestígios de uma habitação, “in situ”, da época romana, com um mosaico.

O projeto arquitetónico é da autoria de Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro.
A área destinada ao público integra as salas de Exposição Permanente e Temporárias, um auditório, uma biblioteca/centro documental (especializada na área da Arqueologia, museologia, restauro e património regional) e o Serviço Educativo, que organiza visitas-guiadas para grupos, oficinas ou outras atividades.

O setor técnico engloba um Laboratório de Conservação e Restauro e demais setores de atividade relacionados com o estudo e valorização das coleções, deste e de outros museus na região.
Como referenciar: Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 10:57:57]. Disponível na Internet: